MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

CEFET-MG Nepomuceno abre processo seletivo para o curso de Engenharia Elétrica no primeiro semestre de 2021

Segunda-feira, 22 de março de 2021
Última modificação: Quarta-feira, 24 de março de 2021

WhatsApp Image 2021-03-22 at 08.47.32_1Com ótima infraestrutura, Engenharia Elétrica em Nepomuceno abre vagas. O curso conta com laboratórios para práticas e pesquisas, amplo acervo bibliotecário e salas equipadas com multimídia.

O curso de Engenharia Elétrica do CEFET-MG, campus Nepomuceno, está com 60 vagas abertas para o 1º semestre letivo de 2021. São 40 novas vagas por meio de processo seletivo e outras 20 vagas a partir do preenchimento de vagas remanescentes, sendo duas vagas para reopção de curso, duas para reingresso, duas para transferência e quatorze para obtenção de novo título.

A graduação em Engenharia Elétrica completa, em 2021, 6 anos desde a sua implantação. Com nota 4 (quatro) obtida no reconhecimento de Curso pelo MEC, o Campus Nepomuceno, conta ainda com os cursos técnicos nas áreas de Eletrotécnica, Mecatrônica e Redes de Computadores, vem se expandindo ano a ano, possibilitando aos futuros engenheiros eletricistas uma formação conceitual e prática sólida. Prova desse crescimento está na quantidade de laboratórios para prática e pesquisa na área da Engenharia Elétrica: Laboratório de Máquinas Elétricas, de Eletrônica e Controladores Programáveis, de Acionamentos Elétricos, entre outros. Nesse sentido, importante destacar ainda a futura implantação de uma Minicentral Elétrica Fotovoltaica, que vai proporcionar ganho em sustentabilidade para o Campus e possibilitar o desenvolvimento de projetos nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Para Allan Machado, do 6º período de Engenharia Elétrica, a infraestrutura é um dos três aspectos positivos do curso. “Temos uma grande estrutura e equipamentos de qualidade para nos auxiliar no aprendizado da prática profissional”, afirma. O aluno destaca ainda como fatores relevantes da graduação em Nepomuceno as atividades extraclasses oferecidas e a proximidade com os professores e a coordenação do curso. “Participei da Fundação da Empresa Júnior, do Diretório Acadêmico (DA), do Diretório Central dos Estudantes (DCE), de Órgãos Colegiados (Congregação, Colegiado de Curso, Conselho de Graduação) e atualmente do Conselho-Diretor, órgão máximo deliberativo da Instituição”. Allan, reforça que: “Devido ao contato próximo com os professores e com a coordenação do curso, o amparo ao estudante é prioridade na unidade de Nepomuceno, seja para sanar dúvidas, seja para resolver alguma questão acadêmica ou também para colaborar com a permanência do discente na instituição através dos programas de assistência estudantil da Diretoria de Desenvolvimento Estudantil”, conta Allan. Já para Andreza Neves Reis, do 7° período de Engenharia Elétrica, a assistência em programas sociais é um dos três aspectos positivos do curso, “ O CEFET Nepomuceno tem grande preocupação em amparar os alunos com baixa renda, contamos com vários programas sociais, como vale alimentação, apoio com despesas acadêmicas, entre outros gastos que comprometem a permanência no curso, afirma Andressa. A aluna destaca como fatores relevantes na graduação de Nepomuceno, a preocupação com o bem estar dos alunos, em oferecer acompanhamento psicossocial , “Temos uma psicóloga sempre à nossa disposição , para nos ajudar a resolver angústias, problemas sejam eles relacionados ao curso ou a vida pessoal”. Contamos ainda com palestras temáticas da juventude, com abordagem em assuntos como, mundo do trabalho, sexualidade, saúde física e mental, diversidade, meio ambiente entre outros.

O engenheiro eletricista do CEFET-MG

O profissional formado na graduação em Engenharia Elétrica do CEFET-MG vai estar apto a atuar no campo industrial e empresarial, bem como em instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento, envolvendo as áreas afins da engenharia elétrica: sistemas de energia elétrica, qualidade, conservação e eficiência de energia, automação e controle de processos, instrumentação, microeletrônica e telecomunicações. Atuará, ainda, em projetos, consultoria, gerenciamento e pesquisa de novos produtos e processos.

Conheça mais sobre o curso


Vídeo Institucional


Entenda a verificação étnica e racial



Fonte e Texto: Carlos Antônio Rufino