MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Informações do Curso

Última modificação: Terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Apresentação

O curso de graduação em Engenharia Elétrica, criado em 1979, garante ao profissional sólida base científica, preparando-o para a aplicação de novas tecnologias, para ênfase na pesquisa e na experiência profissional com visão social, ecológica e humanista.


Objetivo do Curso

O curso de Graduação em Engenharia Elétrica tem como objetivo geral formar profissionais com sólida base conceitual e prática nos conteúdos básicos, além de serem preparados para atuar no processo produtivo e no desenvolvimento técnico-científico do País.


O Profissional

O profissional estará apto a identificar, formular e resolver problemas, atuando no campo científico e tecnológico, com visão ampla das questões éticas, sociais e ambientais relacionadas à ciência e à tecnologia. Suas atribuições profissionais são definidas pela Resolução 1.010, de 22 de agosto de 2005 do sistema CONFEA/CREA.


Campo de Atuação

O profissional estará apto a atuar no campo industrial e empresarial, bem como em instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento, envolvendo as áreas afins da engenharia elétrica: sistemas de energia elétrica, qualidade, conservação e eficiência de energia, automação e controle de processos, instrumentação, microeletrônica e telecomunicações. Atuará, ainda, em projetos, consultoria, gerenciamento e pesquisa de novos produtos e processos.


Formas de Ingresso

Para quem já concluiu o ensino médio e deseja cursar o Bacharelado em Engenharia Elétrica, a forma de ingresso se dá por meio do Sistema de Seleção Unificada – SiSU. Para concorrer a essas vagas, é preciso primeiro prestar o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.

Aqueles que já estão regularmente matriculados em instituição de ensino superior, nacional ou estrangeira, e desejam se transferir para o Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, podem concorrer no Processo Seletivo de Transferência que acontece uma vez a cada semestre. Os que já têm um diploma de graduação e pretendem ingressar no curso mediante processo simplificado, podem participar do Processo Seletivo de Obtenção de Novo Título, também semestral.

Para acompanhamento de editais ou informações sobre as três modalidades – SISU, Transfêrencia e Obtenção de Novo Título – acesse a página da Comissão Permanente de Vestibular e acompanhe as datas e os prazos para inscrições ou ligue para a COPEVE no (31) 3319-7170 / 7171 e informe-se.


Turno: Noturno

Duração: 5 anos e meio

Local: Campus Nepomuceno

Vagas: 40 vagas semestrais


Outras Informações: