Com ótima infraestrutura, Engenharia Elétrica em Nepomuceno abre vagas
Sexta-feira, 23 de outubro de 2020
Última modificação: Sexta-feira, 23 de outubro de 2020
Curso conta com laboratórios para práticas e pesquisas, amplo acervo bibliotecário e salas equipadas com multimídia

O curso de Engenharia Elétrica do CEFET-MG, campus Nepomuceno, está com 60 vagas abertas para o 2º semestre letivo de 2020. São 40 novas vagas por meio de processo seletivo e outras 20 vagas a partir do preenchimento de vagas remanescentes, sendo quatro vagas para reopção de curso, quatro para reingresso, quatro para transferência e oito para obtenção de novo título.
A graduação em Engenharia Elétrica completa, em 2020, 5 anos desde a sua implantação. Nesse tempo, o campus, que já contava com os cursos técnicos nas áreas de Eletrotécnica, Mecatrônica e Redes de Computadores, vem se expandindo ano a ano, possibilitando aos futuros engenheiros eletricistas uma formação conceitual e prática sólida. Prova desse crescimento está na quantidade de laboratórios para prática e pesquisa na área da Engenharia Elétrica: Laboratório de Máquinas Elétricas, de Eletrônica e Controladores Programáveis, de Acionamentos Elétricos, entre outros. Nesse sentido, importante destacar ainda a futura implantação de uma Minicentral Elétrica Fotovoltaica, que vai proporcionar ganho em sustentabilidade para o campus e possibilitar o desenvolvimento de projetos nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Para Allan Machado, do 5º período de Engenharia Elétrica, essa infraestrutura é um dos três aspectos positivos do curso. “Temos uma grande estrutura e equipamentos de qualidade para nos ajudar no aprendizado da prática profissional”, afirma. O aluno destaca ainda como fatores relevantes da graduação em Nepomuceno as atividades extraclasse oferecidas e o contato próximo com os professores. “Já participei de dois projetos de iniciação científica, dois projetos de extensão, já fui monitor, fui do Diretório Acadêmico, sou do Diretório Central dos Estudantes, de conselhos e órgãos colegiados; sem contar que temos um contato bem grande com os professores, o que facilita o aprendizado, bem como a solução das dúvidas após as aulas”, conta Allan.
O engenheiro eletricista do CEFET-MG
O profissional formado na graduação em Engenharia Elétrica do CEFET-MG vai estar apto a atuar no campo industrial e empresarial, bem como em instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento, envolvendo as áreas afins da engenharia elétrica: sistemas de energia elétrica, qualidade, conservação e eficiência de energia, automação e controle de processos, instrumentação, microeletrônica e telecomunicações. Atuará, ainda, em projetos, consultoria, gerenciamento e pesquisa de novos produtos e processos.