MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Curso de Engenharia Elétrica do CEFET-MG Nepomuceno atinge 5 estrelas no Guia da Faculdade 2024 do Estadão

Quinta-feira, 7 de novembro de 2024
Última modificação: Sexta-feira, 7 de março de 2025

O curso de Engenharia Elétrica do CEFET MG Campus Nepomuceno obteve cinco estrelas (nota máxima) no Estadão Guia da Faculdade 2024 (Resultado da pesquisa por Engenharia Elétrica), uma iniciativa que é realizada pelo Jornal Estadão em parceria com a Quero Educação, uma startup da área educacional. O documento tem como objetivo analisar a qualidade de mais de 11 mil cursos superiores em todo o país, através da avaliação de mais de 10,5 mil coordenadores e professores do ensino superior brasileiro cadastrados para atuar como avaliadores do indicador.

O que é o Estadão Guia da Faculdade

O Guia da Faculdade é resultado de uma parceria que foi firmada em 2018 entre o Jornal Estadão e a startup educacional Quero Educação, com o objetivo de fazer uma análise da qualidade dos cursos superiores no Brasil. Dele, podem fazer parte todas as instituições de ensino superior cadastradas no Ministério da Educação (universidades, centros universitários, faculdades e institutos), desde que seja realizado o cadastro para participar da avaliação.

Tanto os cursos da modalidade presencial como à distância são avaliados, mas para isso, é necessário que esses cursos tenham pelo menos uma turma com alunos já formados, pois possibilita que o curso seja conhecido pela comunidade acadêmica. Além disso, eles são avaliados de acordo com as cidades em que são oferecidos, ou seja, se a mesma instituição de ensino oferece o curso de Engenharia Elétrica em mais de uma cidade, cada um deles recebe uma nota específica.

Como funciona a avaliação

Os professores e coordenadores que se cadastraram para atuar como avaliadores do Guia são acionados para dar as notas aos cursos das suas áreas de formação, e de instituições preferencialmente localizadas na mesma região do país na qual atuam.

Cada curso é avaliado por seis professores e recebe notas de 1 a 5 nos seguintes quesitos: projeto pedagógico (que leva em consideração as características da proposta de ensino de cada curso), corpo docente (que avalia o perfil dos professores) e infraestrutura (que avalia a condição de materiais e equipamentos que auxiliam na formação). Caso um curso não receba pelo menos quatro notas de avaliadores, ele é considerado “sem nota” na avaliação.

Texto: Márcio Wladimir Santana

Fonte: Estadão Guia da Faculdade